Gaiurb é parceira na implementação Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Vila Nova de Gaia
A IV Rota da Interculturalidade vai preencher a agenda da próxima semana, de 21 a 26 de maio, no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Vila Nova de Gaia, de que a Gaiurb é parceira e coorganizadora deste evento identitário do município.
A referida agenda é rica em iniciativas, diversificadas e inspiradoras, e resulta do envolvimento de um universo crescente de parceiros que se identificam com as medidas de promoção da multiculturalidade que o Município desenvolve no seu território, através de um trabalho social colaborativo que procura promover a participação cívica e a inclusão social de todos.
Da programação geral, destacam-se as seguintes iniciativas:
No domingo, dia 21 de maio, será dado início a esta semana, com uma Mostra Intercultural no Parque da Lavandeira, que decorrerá entre as 10h00 às 18h00, com entrada gratuita. Neste evento, aberto a toda a comunidade, estarão representados cerca de 20 países de todo o mundo, através de uma diversidade de espetáculos de música e dança, um desfile étnico repleto de cor, barraquinhas de artesanato e gastronomia, workshops e atividades infanto-juvenis.
No dia 23 de maio, estará em exibição, no Auditório Municipal de Gaia, o filme “Regresso a Seul”, do realizador Davy Chou, um extraordinário retrato da multiculturalidade, no qual são abordadas questões ligadas à busca de identidade, às origens culturais, à adoção internacional e à racialização.
No dia 26 de maio, será promovido o Seminário: “Boas Práticas Interculturais no Município de Vila Nova de Gaia”, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo (Assembleia Municipal), das 9h30 à 13h00. Uma iniciativa que pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido no município, no âmbito da Interculturalidade, na qual estarão presentes especialistas e entidades sociais com experiência de intervenção nesta matéria.
Para mais informações, sugere-se a consulta do programa em anexo e para formalização de inscrições, o preenchimento do formulário:
Saliente-se que o II Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Vila Nova de Gaia, em curso até 2024, resulta do compromisso da Câmara Municipal em contribuir para uma cidade mais dinâmica e inovadora, em que o desenvolvimento e a qualidade de vida funcionem como o núcleo central do trabalho a desenvolver. Desta forma, pretende-se a melhoria contínua numa cidade, em que cada vez mais a diversidade coexiste, mas onde, como sempre, é uma prioridade, o bem-estar das pessoas.