Projetos Transição Digital e Escola Oficina premiados nas categorias Igualdade e Diversidade e Grandes Empresas
Dois projetos com assinatura da Gaiurb conquistaram o Prémio Nacional de Sustentabilidade nas categorias de «Igualdade e Diversidade» e «Transformação Digital» com os projetos Escola-Oficina e «Gaia 5.0: uma melhor experiência no Urbanismo», respetivamente. A Transição Digital, onde é aplicada a inovação, a tecnologia e até a vontade empreendedora de procurar um melhor serviço público e, por outro lado, o pilar relacional com as pessoas, na sua capacitação e valorização, mas também com o planeta e com a economia circular que a Escola Oficina corporiza (Igualdade, Diversidade, Equidade).
O Prémio Nacional de Sustentabilidade tem o propósito de divulgar projetos que visam tornar Portugal e o planeta num lugar melhor e mais seguro para todos, ao mesmo tempo que pretende reconhecer todos os que mostram a excelência e o compromisso com a gestão de questões ambientais, sociais e de governação, promovendo a eficiência energética, combatendo as alterações climáticas e promovendo a inclusão social.
O conceito de sustentabilidade está associado maioritariamente a questões ambientais, mas a sua abrangência ultrapassa este segmento e alarga-se à vertente social e de governação (ESG – Environmental, Social, and Governance – ou seja, práticas ambientais, sociais e de governança corporativa). E a sustentabilidade resultada, precisamente, do equilíbrio destes três eixos.
É incomensurável o desafio que humanidade tem pela frente no que concerne à necessidade de mudar o planeta e de alterar a forma como se vive, como se consume, como se produz, como se relaciona. Só um enorme esforço coletivo será possível mudar o futuro e implementar um modelo sustentável de desenvolvimento da economia e o funcionamento da humanidade.
A Gaiurb está alinhada com os agentes de mudança num esforço coletivo de se envolverem mais na descarbonização da economia, na preservação da biodiversidade, na promoção de uma sociedade mais inclusiva e na promoção de boa governação, de forma a garantir a paz, a justiça e a continuidade de instituições democráticas mais eficazes.
Ora, o Prémio Nacional de Sustentabilidade promove, precisamente, estas mudanças dando a conhecer o que de melhor se faz no país nas áreas ESG, numa iniciativa que está alinhada com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O Prémio Nacional de Sustentabilidade é organizado pelo Jornal de Negócios em parceria com a Deloitte e conta com o alto patrocínio da Presidência da República.
Grande Conferência Negócios Sustentabilidade 20|30
A cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Sustentabilidade decorreu no encerramento da Grande Conferência Negócios Sustentabilidade 20|30, que contou com uma participação superior a 600 pessoas. Os prémios conquistados pela Gaiurb foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração, António Miguel Castro.
A edição do Prémio deste ano contou dez categorias: Descarbonização; Economia Circular; Mobilidade Sustentável; Preservação do Capital Natural; Bem-estar e Cidades Sustentáveis; Igualdade, Diversidade e Equidade; Saúde e bem-estar nas Organizações; Comunicação de Sustentabilidade; Finanças Sustentáveis e Transformação Digital em Sustentabilidade. Todas as candidaturas submetidas foram analisadas pela Deloitte, totalizando 117 os projetos elegíveis pelos critérios do Knowledge Partner do Prémio. O passo seguinte foi a análise e votação do júri de cada categoria, que deliberaram os seguintes vencedores.