Projeto-piloto arrancou com training camps desportivos em três empreendimentos socias
Crianças com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos residentes em três empreendimentos sociais de Gaia estão a participar num projeto piloto denominado “Ativar” que visa identificar e desenvolver o talento desportivo em criança como meio de estimulação para hábitos de vida mais saudável e promoção da inclusão social
“Ativar” resulta de uma parceria entre a Gaiurb e a Associação Talentos de Campeão e, nesta fase inicial, foi dinamizada na semana de pausa letiva da Páscoa, através de training camps nos empreendimentos sociais Alberto Martins Andrade, em S. Félix da Marinha, D. Armindo Lopes Coelho, em Olival, e Dr. Mário Cal Brandão, em Avintes. Irá abranger um total de dez empreendimentos sociais de Gaia.
O projeto propõe-se desenvolver atividades de promoção da saúde e integração social com o propósito de melhorar a qualidade de vida das crianças entre os 6 e 12 que vivem em situações desfavoráveis, designadamente em bairros sociais, estimular as suas competências psicológicas e sociais, partilhar conhecimentos sobre diferentes modalidades desportivas, experiências de realização e planos de acompanhamento desportivo e social.
Os training camps desportivos convergem na identificação e desenvolvimento de talento desportivo em crianças e jovens através de treinos técnico-táticos e físicos intensivos, e competências psicossociais, de acordo com a modalidade desportivas.
O projeto “Ativar” integra outras atividades, designadamente de formação complementar psicossocial, onde se destacam nutrição e hábitos alimentares, estratégias de coping para a adversidade, fair-play e comportamentos positivos, hábitos de higiene e segurança, escola e desporto, relações positivas interpessoais.