Endomudanças lança novo projeto de proximidade e envolvimento com os colaboradores
O projeto Levar, Ler e Devolver (LLD) é uma iniciativa de partilha, de leitura, de capacitação e paciência lançada internamente pela Gaiurb, em março do presente ano, no âmbito do projeto denominado Endomudanças.
A iniciativa LLD resultou de uma conversa entre colegas sobre os livros que cada um tem em sua casa e pretende ser uma abordagem simples, informal, que surge como natural e necessária para promover a circularidade e a sustentabilidade, ao mesmo tempo que fomenta a capacitação e o gosto pela leitura.
Esta ação consiste na disponibilização de livros de/para os trabalhadores da Gaiurb. Através de empréstimo e partilha com todo o universo de colaboradores da empresa, o projeto Levar, Ler e Devolver visa facilitar o acesso de todos a livros, dando resposta às necessidades de informação, cultura, educação contínua e lazer, no pleno respeito pela diversidade humana.
Fomentar o gosto pela leitura e promover a literacia favorece o desenvolvimento cultural dos indivíduos, no seu contexto individual, local e global, e proporciona condições que permitem a reflexão, o debate e o pensamento crítico, tendo em vista o desempenho de um papel ativo na sociedade e o exercício dos mais básicos direitos democráticos.
Entre os livros que foram disponibilizados encontram-se alguns de cariz mais técnico, relacionados com os temas do ordenamento do território, arquitetura e planeamento urbano, mas também é possível observar livros de literatura, romances históricos, policiais, alguns clássicos.
Os mentores do projeto não pretendem criar qualquer tipo de categoria ou seleção nas características dos livros a disponibilizar - os livros são trazidos pelos trabalhadores da empresa e colocados numa estante nos corredores, onde todos possam ver e aceder.
É uma iniciativa livre e disponível. Pode-se aproveitar esta biblioteca para estudar e aprender mais sobre as temáticas em que se trabalha ou fazê-lo apenas por lazer.
Nas palavras de José Saramago, “a leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”. E esse lugar pode ser um lugar de aprendizagem, reflexão, lazer ou tudo ao mesmo tempo.
Na primeira semana, a biblioteca recebeu alguns livros que foram distribuídos pelas duas principais localizações da empresa, no edifício sede e no edifício onde se encontram localizados os serviços da habitação social, mas rapidamente cresceu, motivando todos os trabalhadores para a partilha e para a leitura.
Quinze dias depois do início do projeto foram registados mais de 50 livros, que estão disponíveis e que vão circulando entre os trabalhadores da empresa. Esta adesão mostra o interesse e disponibilidade dos trabalhadores para a capacitação através da leitura.
Pretende-se manter a iniciativa e, eventualmente, alargá-la aos serviços de atendimento ao público, promovendo a leitura, não só nos técnicos da Gaiurb mas também em todos os cidadãos que se deslocam aos serviços da empresa.
O projeto Endomudanças, iniciado em 2019, conheceu no último ano um novo fôlego depois de um interregno durante a pandemia. A equipa dinamizadora quis fazer renascer esta iniciativa que tem como objetivo principal trazer para dentro da empresa, da sua unidade e diversidade, os princípios que advoga na sua relação com o exterior: a sustentabilidade, a capacitação, o desenvolvimento pessoal e urbano.