Prémio Nuno Teotónio Pereira - IHRU distingue reabilitação urbana de Vila d'Este
A requalificação urbana dos edifícios de Vila d'Este foi distinguida com o primeiro Prémio Nuno Teotónio Pereira (Prémio IHRU 2016) na categoria "Reabilitação do Conjunto Urbano", em que a requalificação dos edifícios do Bairro do Lagarteiro, em Campanhã, Porto, obteve uma menção honrosa.
O galardão entregue à Gaiurb, aos técnicos e empresa construtora, decorreu numa cerimónia no Teatro Thalia, em Lisboa, a 20 de Dezembro, no mesmo dia em que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP anunciou a alteração da designação Prémio IHRU para Prémio Nuno Teotónio Pereira, homenageando desta forma a vida e o percurso de um arquitecto cuja obra assume um papel de grande relevância para o setor da habitação e de referência para as novas gerações.
A requalificação dos edifícios de Vila d'Este é a maior obra do género realizada na Europa. Trata-se de um exemplo de investimento inteligente e sustentável, superior a 11 milhões de euros, com impacto direto na qualidade de vida da população.
Com um universo de 16 mil habitantes, 2085 habitações, 109 edifícios, 18 blocos e 76 espaços comerciais, a urbanização de Vila d'Este usufruiu de uma obra inovadora e sustentável, sobretudo no que concerne à introdução da eficiência energética, e inclusiva e aberta à comunidade, uma vez que eliminou o estigma associado à degradação física do edificado e à marginalidade, devolvendo o orgulho à população residente.
De referir, a propósito, o exemplo de planeamento e o enfoque na paisagem urbana, o arranjo urbanístico do espaço público e a integração da população numa malha urbana convergente em termos de nova centralidade, assim como a valorização sócio-económica e profissional associada à requalificação.
O júri do Prémio Nuno Teotónio Pereira, presidido pelo arquitecto Carrilho da Graça, distingue as ações de reabilitação urbana exemplares e premeia os resultados reveladores do domínio técnico que conduz ao exercício de boas práticas, como foi este projecto promovido pela Gaiurb.
A cerimónia de entrega dos prémios foi presidida pelo secretário de Estado adjunto e do Ambiente, José Mendes, e contou com a presença dos premiados e dos familiares, amigos e diversas personalidades de mérito que se associaram à homenagem a Nuno Teotónio Pereira.