A R2CS - Rede Circular para a Construção Sustentável esteve dois dias no Município da Ribeira Brava, na Região Autónoma da Madeira, para consolidar os trabalhos desenvolvidos pelos oito municípios parceiros na elaboração dos Planos Locais de Ação Integrada.
Os oito parceiros da R2CS – Rede Circular para a Construção Sustentável reuniram-se em Ribeira Brava, Madeira, nos dias 13 e 14 de março, para a 3ª Reunião de Intercâmbio Interregional da parceria. Foram dois dias de intenso trabalho, muitas partilhas e boa disposição, em torno do tema da circularidade no setor da construção e do urbanismo. É inegável o entusiamo e dedicação de toda a equipa e demais parceiros com o trabalho que estamos a desenvolver.
O primeiro dia da reunião foi inteiramente dedicado à parceria e permitiu a todos os parceiros partilhar e dar a conhecer aos restantes o trabalho desenvolvido com os seus Grupos de Planeamento e Ação Local e as conclusões extraídas que contribuirão para sustentar e reforçar os objetivos estratégicos e ações em desenvolvimento nos Planos Locais de Ação Integrada. No mesmo dia, foi conhecido com maior detalhe o PACCO - Plano de Ação para a Circularidade na Construção, elaborado pelo Built CoLab - Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído do Futuro. Marco Frazão Pedroso, Head of Sustainability do BuiltColab, que se juntou pessoalmente à R2CS neste encontro, apresentou o Plano de Ação elaborado e partilhou com todos os parceiros as principais conclusões e desafios encontrados, reforçando a certeza de que os PLAI que vierem a ser elaborados no âmbito da rede constituirão ferramentas importantes de concretização de uma estratégia bottom-up para a circularidade no setor do urbanismo e da construção.
No segundo dia, os parceiros dedicaram-se a conhecer as boas práticas existentes em Ribeira Brava e na Madeira. Contando com a colaboração do Governo Regional da Madeira, foram conhecidos dois importantes documentos elaborados pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas: a Estratégia Resíduos Madeira e a Agenda Madeira Circular.
Em seguida, decorreu a 3.ª Conversa Circular, dedicada ao tema “O Futuro da Construção Circular”, em formato de mesa redonda, onde sentamos Carina Freitas, Chefe de Divisão de Gestão de Resíduos e Economia Circular da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, António Castro Fernandes, Presidente Conselho de Administração da Gaiurb E.M., Marco Frazão Pedroso, Head of Sustainability do BuiltColab, João Abreu Silva, da Panáribloco Fábrica de Blocos, Lda. e Tiago Ramos, da Fernando & Correia, Lda.. A discussão foi intensa e contou com os importantes contributos do público, composto pelas equipas técnicas dos oito municípios da R2CS e por vários membros do GPAL de Ribeira Brava. Destaque para a participação entusiasta de Mário Tomé, Presidente da Câmara Municipal de Mértola, que deu a conhecer a todos os presentes o trabalho já desenvolvido em naquele município, com um importante impacto na transição para uma economia circular. Houve ainda tempo para visitar as instalações da Panáribloco Fábrica de Blocos, Lda., empresa pioneira na transformação de resíduos de construção e demolição.
A reunião foi intensamente acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Brava, Ricardo Nascimento, que dedicou o seu tempo a partilhar com os parceiros dos restantes municípios da R2CS as iniciativas e boas práticas em curso na Ribeira Brava, e a quem a equipa da Rede deve e agradece esta experiência única de intercâmbio e aprendizagem.