O ciclo “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” está de volta já este domingo, dia 26 de março, com uma sessão dedicada ao projeto de engenharia do Estádio do Dragão.
Cerca das 10h30, o autor do projeto de engenharia (GEG), Hugo Marques, vai apresentar o projeto e revelar os principais desafios e soluções encontradas na construção do estádio que é casa do Futebol Clube do Porto. Como é habitual, a arquiteta Bárbara Rangel será a sua interlocutora numa conversa a não perder.
Na sessão será exibido um vídeo documental sobre a obra.Construído entre 2002 e 2004, o Estádio do Dragão veio dinamizar a zona das Antas, onde se insere, tendo motivado um projeto mais alargado de reabilitação na área envolvente. O equipamento desportivo, com capacidade para receber mais de 50 mil espectadores, ostenta seis pisos acima do nível da praça e conta com outros quatro pisos enterrados. Devido à sua dimensão e complexidade, o projeto requereu uma solução estrutural em que se destacam as estruturas de betão e os pórticos, além dos cabos de pré-esforço pós tensionados. O projeto geotécnico destaca-se igualmente pela solução encontrada no sentido de enquadrar o edifício num terreno especialmente inclinado e constituído em grande parte por rocha.
Após a sessão, e como sempre acontece, os participantes são convidados para uma visita técnica ao edifício.
Assegure o seu acesso à sessão (gratuita e com inscrição prévia), aqui: https://portoinnovationhub.pt/inovacao-fora-de-portas/
A iniciativa “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” resulta da colaboração do Município do Porto com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP (DEC/FEUP), em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto e a Gaiurb-Urbanismo e Habitação, EM, com apoio da Fundação Marques da Silva, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte – OASRN e Casa da Arquitectura.