Município atribuiu as primeiras 18 habitações de um universo de 25 na primeira fase
A Câmara Municipal de Gaia entregou, esta manhã, a 18 famílias, as primeiras habitações ao abrigo do Programa de Arrendamento Acessível. Até ao final do ano serão entregues mais 26 habitações no âmbito deste modelo.
Nesta fase, estão a ser assinados os contratos de arrendamento para 25 fogos. As casas, com tipologias variadas, situam-se nas freguesias de Avintes, Oliveira do Douro, Santa Marinha e Afurada e Sandim, Olival, Lever e Crestuma.
São dois T0, seis T1, onze T2 e seis T3, destacando-se a Quinta dos Castelos, em Santa Marinha, com onze habitações disponibilizadas, num investimento superior a 550 mil euros, e a zona do Esteiro, em Avintes, com seis habitações, num investimento de mais de 490 mil euros.
Os valores das rendas a pagar pelos novos inquilinos situam-se entre os 260 e os 379 euros mensais. Para esta primeira fase do programa, chegaram ao Município um total de 283 candidaturas, tendo 202 sido consideradas elegíveis.
O Programa de Arrendamento Acessível é um programa de política de habitação que visa promover uma oferta alargada de habitação para arrendamento abaixo dos valores de mercado, contribuindo para que estes sejam mais ajustados face aos rendimentos das famílias.
Trata-se de um programa concebido para apoiar os agregados habitacionais que, embora tendo rendimentos médios, atualmente têm dificuldade em arrendar uma habitação adequada, face aos preços praticados no mercado.
A cerimónia foi presidida por Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e contou com a presença de Patrocínio Azevedo, vice-presidente da autarquia, António Miguel Castro, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, e Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal.
André Correia e Dina Henriques, administradores da Gaiurb, estiveram também presentes na cerimónia, assim como os respetivos presidentes de juntas de freguesia.