Espetáculo mágico contou a história de uma família à procura de um lugar de pertença e de liberdade
A Gaiurb levou ao Circo de Natal do Coliseu do Porto mais de 200 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos, residentes no parque habitacional social de Vila Nova de Gaia.
Esta viagem na aventura do mais antigo espetáculo do mundo foi acompanhada por 26 adultos e permitiu assistir ao que as artes circenses têm de mais fantástico, através da reinvenção da peça “Os Gigantes da Montanha”, que o dramaturgo italiano Luigi Pirandello não deixou concluída em vida.
Com direção musical do compositor Ramón Galarza, direção artística do clown Rui Paixão, direção de ilusionismo do mágico Mário Daniel e um elenco de talentosos artistas circenses vindos de vários pontos do mundo, o espetáculo decorre num cenário que faz lembrar um videojogo ou um deserto cyberpunk e conta a história de uma companhia de circo em fuga da cidade, depois de várias representações fracassadas.
Várias técnicas circenses e de animação, designadamente palhaços, roda cyr, suspensão capilar, manipulação de formas, ilusionismo, rolla bolla, pinos, diabolo, entre outras, contaram a história de uma família de circo que imagina o seu último espetáculo no deserto.
O Circo de Natal 2022 fala, de uma forma divertida e descomprometida, sobre a procura de um lugar de pertença e de liberdade. É um hino à arte, à expressão artística livre e à cultura como um bem imprescindível para a construção desse lugar.
A alegria do circo e a magia do Natal invadiram os corações de miúdos e graúdos, numa tarde encantada e festiva em que o sonho superou a realidade!