Ação de cooperação desenvolvida entre a Rede Internacional das Cidades Magalhânicas.
Vila Nova de Gaia acolheu o III Congresso Internacional Inovação Social Magalhães – Elcano para discutir e apresentar novas práticas de cooperação cultural, social e tecnológica, no âmbito da ação de cooperação desenvolvida entre a Rede Internacional das Cidades Magalhânicas.
Ao longo do dia, Gaia foi a capital internacional do empreendedorismo social, reunindo, no mesmo espaço (Auditório Municipal), empreendedores de Portugal, Espanha e da América Latina.
O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vitor Rodrigues, a vereadora da Cultura, Paula Carvalhal, o presidente do conselho de administração da Águas de Gaia, Miguel Lemos, e o presidente dos conselhos de administração da Gaiurb e da Inovagaia, António Miguel Castro, foram oradores neste congresso tendo partilhado soluções inovadoras e percursos inspiradores no domínio do empreendedorismo social, a mais valia da colaboração público-privada, assim como a importância das cidades inteligentes e sustentáveis a partir de novos modelos de regeneração urbana.
O congresso constitui um espaço de exposição e debate, onde são apresentadas soluções inovadoras para os problemas e necessidades da sociedade atual e que têm em conta aspetos como a tecnologia, a tradição, a saúde e bem-estar, o ambiente e energias limpas, a cultura e entretenimento, a educação e aprendizagem, a inclusão e empoderamento, a revitalização de territórios e o turismo com impacto local sustentável.
Este encontro sucedeu aos de Sevilha e Bilbau, realizados no mês de setembro, ação que contou com o apoio da Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães. O quarto e último encontro será em Comodoro Rivadaria (Argentina), nos dias 3 e 4 de novembro.