Calendário de execução das atividades foi prorrogado até 10 de outubro
As atividades que estão a ser desenvolvidas junto da população residente nos empreendimentos sociais de Gaia, no âmbito da parceria entre a Gaiurb e o Instituto de Desenvolvimento e Inclusão (IDIS) para a dinamização do programa Bairros Saudáveis, vão continuar até 10 de outubro.
O calendário de execução das atividades deveria terminar no dia 31 de agosto, mas a Entidade Responsável por este programa interministerial, constituída pela Presidência do Conselho de Ministros e seis áreas governativas distintas, decidiu a sua prorrogação, na sequência dos pedidos efetuados nas conclusões de todos os Fóruns Regionais que contaram com a participação de 212 dos 242 projetos em execução.
O programa visa melhorar as condições de saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das famílias residentes no parque habitacional social. Está a decorrer, desde janeiro, nos empreendimentos Alberto Martins Andrade, em S. Félix da Marinha, D. António Ferreira Gomes e Perosinho, na União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, Crasto, em Sandim, e Ruy de Carvalho, em Vilar do Paraíso.
O desenvolvimento do programa pela equipa do IDIS incide em duas intervenções distintas: uma direcionada às crianças, através de dinâmicas de socialização positiva e entreajuda, atividades de música e ludicodesportivas; e outra que valoriza o convívio transgeracional e que é dedicada aos adultos e às crianças, simultaneamente.
«Bairros Saudáveis» é um programa público, de natureza participativa, criado precisamente com o propósito de melhorar as condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis, com uma dotação orçamental global de 10 milhões de euros.
O programa foi criado pela Resolução de Conselho de Ministros 52-A/2020, de 1 de julho e tem como objetivos específicos a promoção de iniciativas de desenvolvimento local e de capacitação das comunidades locais.