Fair Play e 3º lugar coletivo distinguem pequenos atletas de Oliveira do Douro
Seis crianças residentes nos empreendimentos sociais de Gaia, que frequentam o projeto educativo de matemática «Divertir com o Saber», destacaram-se nos Jogos Juvenis de Gaia 2022, na modalidade de Xadrez, em que participaram 30 xadrezistas provenientes do parque habitacional municipal, num universo de 68 inscrições.
Na cerimónia de encerramento e entrega de prémios, que decorreu no dia 25 de junho, o Rodrigo Gonçalves e o Diogo Pinto, ambos residentes no empreendimento D. Manuel Martins, em Oliveira do Douro, subiram ao podium do Top 10/Sub-10, classificados em 4º e 5º lugares, respectivamente.
Na categoria Sub-12, participada por um total de 18 atletas, o Emanuel Gonçalves, residente no empreendimento Eusébio da Silva Ferreira, em Serzedo, conquistou o 5º lugar; o João Paulo Silva, morador no empreendimento de Oliveira do Douro, ficou classificado em 8º lugar; o Afonso Oliveira, residente no empreendimento Coronel Pinto Simões, em Canidelo, alcançou o 9º lugar; e a Conceição Sá, moradora no empreendimento de Perosinho, arrecadou o 10º lugar.
Para além dos prémios individuais, as crianças de Oliveira do Douro conquistaram o 3º lugar do Troféu Coletivo, assim como o Prémio Fair Play. Um orgulho imenso nestas crianças que beneficiam do acompanhamenmto de proximidade da Gaiurb.
De referir que, nesta edição de retoma dos Jogos Juvenis, o número de participantes rondou os 2 mil participantes.
Neste mesmo dia 25, terminou o ano letivo no âmbito do «Divertir com o Saber», no qual participaram cerca de 200 crianças que frequentam o 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, assim como as aulas de xadrez que estão associadas a este projeto educativo.
«Divertir com o Saber» vai já na sua 15ª wedição e visa criar igualdade de oportunidades a todas as crianças que frequentam os referidos níveis escolares, permitindo que ultrapassem a dificuldade financeira com explicadores privados para obter melhores resultados e possam suprir alguns estigmas e resistências à disciplina.
Proporcionar a estes alunos momentos de partilha, (re) descoberta de saberes de âmbito interdisciplinar, com especial enfoque na Matemática e Português, onde os alunos têm particulares dificuldades de aprendizagem autónoma e compreensão do mundo que os rodeia são os factores que fundamentam a finalidade educativa do projecto “Divertir com o Saber”, cujo acompanhamento é assumido pelas técnicas sociais da Gaiurb.