Ação colaborativa internacional apela contra os conflitos armados no mundo
A comunidade residente no empreendimento social Alberto Martins Andrade, em S. Félix da Marinha, associou-se às celebrações do Dia Mundial da Paz (21 de junho), através de uma ação artística internacional que consistiu em bordar a palavra PAZ num quadrado de tecido com 10cmx10cm.
Trata-se de uma ação artística colaborativa, aberta à participação de coletivos e individuais, que decorreu entre março e junho de 2022, na sequência do convite lançado pela artista Ângela Saldanha, que coordena o projeto Mantra pela Paz, implementada neste empreendimento social com base na parceria da Gaiurb com a Equipa de RSI de Grijó.
A iniciativa despertou o interesse de vinte moradores, que deram um relevante exemplo de consciencialização para importância da paz no mundo e manifestaram vontade em dar continuidade a este tipo de atividade manual de pendor inclusivo.
O tema alicerça-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas nº 16, e pretende dar voz às comunidades através de narrativas têxteis como o bordado, num apelo coletivo contra os conflitos armados que existem em vários lugares do mundo.
A coordenadora lançou o convite com a peça #Mantra #Paz #108 a pessoas e comunidades de vários países para se associarem neste apelo global, bordando a palavra paz em quadrados de tecido de 10x10cm nas suas línguas maternas. Com este desafio a artista convidou outros participantes a experimentar a cadência contemplativa do bordado e da repetição das palavras em sequências numéricas, como processo simbólico de ativismo político através do artesanato.
Esta Ação Integrou o Projeto Cartografias Têxteis da APECV e Semana Internacional de Educação Artística 2022, da Aliança Mundial de Educação Artística (World Alliance for Arts Education).