Gaiurb lidera Rede Circular para a Construção Sustentável que visa apoiar e capacitar os municípios nesta matéria
A R2CS – Rede Circular para a Construção Sustentável iniciou os trabalhos da fase 2, dedicada à implementação das atividades, de âmbito interurbano e local, com vista à coprodução dos Planos Locais de Ação Integrada (PLAI), que reflictam as principais medidas a adotar para promover a economia circular no setor do urbanismo e da construção.
O arranque da presente fase foi marcado por uma reunião de lançamento, promovida pela Gaiurb e pela Câmara Municipal de Valongo, parceiros da rede, com a colaboração do Built CoLAB – Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído do Futuro, que partilhou com todos os presentes os desafios da elaboração de um Plano de Ação para a Economia Circular no setor da construção e os compromissos com a dimensão local, seus atores e expectativas.
Compromisso, colaboração e responsabilidade são as três grandes máximas apontadas por António Miguel Castro, presidente do CA da Gaiurb, no que concerne ao desenvolvimento das cidades circulares e sua inerente sustentabilidade. Paralelamente, defendeu a alavancagem de um conjunto de iniciativas que as populações precisam, no sentido de trabalhar o futuro das comunidades.
O encontro decorreu nos claustros da Gaiurb e contou, também, com a participação da vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, Ana Rodrigues, da responsável da Direção Geral do Território, Elisa Vilares, e, ainda, os oradores da Built CoLab, Paulo Fonseca e Marco Pedroso.
A Gaiurb é líder do projeto R2CS – Rede Circular para a Construção Sustentável, aprovado no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), promovida pela área governativa do Ambiente e da Ação Climática, lançada em 28 de junho de 2019, tendo como Autoridade de Gestão (AG) a Direção Geral do Território (DGT) e como fonte de financiamento o Fundo Ambiental.
A R2CS consiste numa parceria com vista à partilha de experiências e boas práticas que concorram para o apoio ao desenvolvimento urbano e sustentabilidade ambiental na área temática do urbanismo e construção que envolve outros Parceiros de Rede, designadamente, os municípios de Mangualde, Mértola, Oliveira de Frades, Ponta Delgada, Ponte de Sor, Ribeira Brava e Valongo.
Ao longo de um período de 22 meses, a R2CS vai desenvolver um conjunto de atividades e operações com a finalidade de definir diretrizes de apoio e suporte para um (re)uso sustentável e natural dos recursos nos processos construtivos das cidades, potenciar a transição para uma economia de baixo carbono e apostar na sensibilização e consciencialização de todos os intervenientes. O trabalho a desenvolver, assente no Estudo Base resultante dos trabalhos realizados na fase 1, deve culminar na produção de um Plano Local de Ação Integrado (PLAI).
Neste âmbito, foi constituído o Grupo de Planeamento e Ação Local (GPAL) da R2CS que vai acompanhar a Rede e participar ativamente na co-produção do PLAI, sendo constituída por entidades locais relevantes na área de intervenção.
O projeto R2CS enquadra-se na Iniciativa Cidades Circulares (InC2), orientada para apoiar e capacitar os municípios e as suas comunidades na transição para a economia circular, e está dividido em duas fases: a fase 1 decorreu entre agosto de 2021 e janeiro de 2022, tratou-se de uma etapa de consolidação da parceira, diagnóstico e constituição dos Grupos de Ação Local; a fase 2 tem como objetivo, para além do reforço das parcerias através de actividades de âmbito local e interurbano, produzir um Plano de Ação por cada parceiro, que reflicta as principais medidas a adotar para promover a economia circular no setor do urbanismo e da construção.