Mapa de Memórias Coletivas dá a conhecer o território e a sua evolução ao longo dos anos
A exposição «Comunidade em histórias – Memória dos lugares e pessoas de Gaia» partilha com a população, até 5 de junho, no Centro Cívico de Gaia, o resultado de uma articulação entre o Museu Ubuntu Gaia, a equipa do projeto Meu Bairro Minha Rua e a equipa de desenvolvimento de projetos Plano Diretor Municipal (PDM) participativo para dar a conhecer a história dos locais pela voz de quem os habita.
Com o objetivo de promover uma democracia participada e próxima dos cidadãos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia apostou no resgate e preservação de memórias individuais e coletivas para, a partir daí, pensar e planear a cidade. O Mapa de Memórias Coletivas que dá a conhecer o território e a sua evolução ao longo dos anos é o resultado da interação entre a equipa de desenvolvimento do PDM da Câmara Municipal e da Gaiurb e os cidadãos, que agora permite percorrer Gaia através dos tempos e na sua geografia.
Paralelamente, após anos de intervenção do projeto Meu Bairro Minha Rua – este ano distinguido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade na categoria «Bem-estar e cidades sustentáveis» – e do Museu Ubuntu Gaia, cerca de três dezenas de contribuições individuais criaram um compêndio de histórias que guardam a memória dos territórios, dos ofícios, das tradições, das festas e das romarias, constituindo um importante património imaterial do município.
"Esta exposição é uma oportunidade de olharmos para Gaia pelos olhos de quem a viu crescer e modificar-se, de quem a personaliza e exige mudanças. Conseguimos cruzar a importante tarefa imaterial da memória com um mapeamento do território que nos aponta o futuro", destacou António Miguel Castro, presidente da Gaiurb.
Por seu turno, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia referiu que “ao longo dos últimos meses, em sede de revisão do PDM, chamámos os gaienses a contribuir com o seu conhecimento alicerçado na vivência do município. É tempo, agora, de o darmos a conhecer, juntando muito do que apreendemos nos projetos Ubuntu, que tantas e tão significativas transformações têm trazido à comunidade".
Recorde-se que o Museu Ubuntu Gaia é uma iniciativa do projeto Ubuntu no Bairro, promovido pelo IPAV - Instituto Padre António Vieira, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia através do projeto Meu Bairro Minha Rua. O projeto Ubuntu no Bairro é apoiado pela iniciativa Portugal Inovação Social e cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.