Núcleo de Apoio e Orientação em Saúde Mental criado para prestar ajuda
A Gaiurb assinalou, em parceria com a Agirar (Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Psicose), o Dia Mundial da Saúde Mental, associando-se à caminhada intitulada “Um passo pela saúde mental”, que teve lugar no dia 16 de outubro, na orla marítima de Vila Nova de Gaia.
A iniciativa celebra-se mundialmente a 10 de outubro e já vai na 5ª edição. Tem como objetivo a sensibilização para a problemática da saúde mental ao nível da prevenção, da promoção e do combate ao estigma que lhe está associado.
A saúde mental representa uma preocupação constante da Gaiurb na gestão do parque habitacional municipal, onde se tem registado uma crescente incidência de casos e de necessidades de acompanhamento e encaminhamento.
Perante esta realidade, foi criado o Núcleo de Apoio e Orientação em Saúde Mental, de articulação privilegiada junto das instituições que intervêm nesta problemática, através da constituição de uma equipa multidisciplinar, desde Psicologia Clínica a Serviço Social.
Este grupo de trabalho tem como destinatários principais os inquilinos dos empreendimentos sociais portadores de doença mental atestada clinicamente ou evidente; com reincidência ao nível de estados de descompensação ou cujo comportamento tenha implicações ao nível da paz social da zona de residência; sem retaguarda familiar de apoio ou deficitária; ou que o acompanhamento institucional de saúde se mostre insuficiente ou seja inexistente.