Workshop “À roda com a alimentação” decorreu em dois empreendimentos sociais
A Gaiurb associou-se ao programa CLDS-4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4ª Geração) para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebra anualmente a 16 de outubro por determinação da Organização das Nações Unidas, com a realização de um workshop intitulado “À roda com a alimentação” que decorreu nos empreendimentos sociais de D. Armindo Lopes Coelho, em Olival, e Crasto, em Sandim.
A iniciativa foi dinamizada pelo CLDS-4G, cujo objetivo é promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal.
Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo é o principal objetivo do das comemorações do Dia Mundial da Alimentação.
Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar, em 2050, os nove bilhões de pessoa e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.