Gaiurb e Teach For Portugal alinhadas na igualdade de oportunidades
Um grupo de vinte crianças e jovens residentes nos empreendimentos sociais de Perosinho e Serzedo participou, tal como no ano passado, na Academia de Verão dinamizada pela associação Teach For Portugal, que decorreu no Agrupamento de Escolas de Canelas, entre 26 de julho e 13 de agosto.
Ao longo destas três semanas, a Academia acolheu alunos de todo o município de Gaia, de forma gratuita, e dinamizou sessões de aprendizagem pelos mentores Teach For Portugal, com atividades pedagógicas e divertidas para crianças e jovens dos 10 aos 15 anos. O objetivo era refrescarem os conteúdos de português, matemática, inglês e cidadania e ganharem renovada paixão por saber mais.
Foram desenvolvidas sessões sobre empatia, onde os mentores deram os seus testemunhos sobre situações que viveram de preconceito, racismo e bullying e em que os alunos foram convidados a reflectir sobre quais poderiam ser as suas ações e discurso se assistissem a momentos desses. Houve oportunidade para escreverem e interpretarem texto dramático, desconstruirem expressões numéricas, jogarem dominó com frações, fazerem marchas de protesto contra os maus tratos aos animais e a poluição e, ainda, para um rap composto e cantado por um dos alunos em forma de agradecimento aos colegas e mentores da Teach For Portugal.
Durante as três semanas, foram cumpridas todas as regras de higiene e segurança recomendadas pela Direção Geral de Saúde, designadamente disponibilização de máscaras descartáveis diárias para as crianças e staff, desinfecção diária das salas, do material e das instalações sanitárias, disponibilização de material individual para cada criança.