Gaiurb e Academia Veritás alargam programa de literacia mediática
O programa de literacia mediática que ajuda a identificar e a combater as notícias falsas, dinamizado pela Academia Veritás em parceria com a Gaiurb, foi alargado às comunidades seniores residentes nos empreendimentos sociais de Afurada, Arcozelo, Madalena e Oliveira do Douro, onde decorre desde junho.
Esta iniciativa de inovação social, promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa, foi implementada, no ano passado, no parque habitacional de Gaia, tendo contemplado os moradores seniores dos empreendimentos sociais de Perosinho e de Serzedo.
Trata-se de um programa que visa a capacitação da população com idades superiores a 55 anos para aceder, analisar, avaliar e agir sobre mensagens de media e notícias falsas.
Face à evolução da problemática das fake news e da desinformação, os promotores da iniciativa consideraram urgente reforçar a capacidade de análise e pensamento crítico das pessoas mais susceptíveis, com a finalidade de sustentar os pilares de uma sociedade informada e democrática.
Este programa é financiado pelo Portugal Inovação Social, em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e destina-se à população sénior das quinze freguesias do município, num total expectável de 750 idosos num prazo de execução de dois anos.