Exposição sobre o passado da Avenida da República abre hoje na Praça Cívica junto aos Paços do Concelho
Uma exposição documental sobre o passado da Avenida da República, intitulada “2550 metros de história” abre ao público hoje, no Centro Cívico de Gaia, junto aos Paços do Concelho, onde ficará patente até setembro.
A exposição surge no âmbito do evento Primeira Avenida / Duplo Sentido e sintetiza a evolução desta avenida ao longo do tempo e foi feita com base no espólio do Arquivo Municipal. A exposição localiza-se ao ar livre, na Rua Álvares Cabral junto ao Município de Vila Nova de Gaia.
Primeira Avenida / Duplo Sentido é o fruto de um trabalho desenvolvido com base numa parceria entre a Divisão de Gestão do Espaço Público e Publicidade / Direção Municipal do Urbanismo e Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no âmbito dos trabalhos que integram a operação de reabilitação e dinamização urbana do eixo Avenida da República / Rua Álvares Cabral, realizada através da candidatura ao PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.
O processo de dinamização urbana da Avenida da República pretende aprofundar a relação entre os diversos elementos do seu tempo histórico propondo o projeto Primeira Avenida / Duplo Sentido composto por várias propostas sobre o seu presente: um conjunto de intervenções na Avenida da República - Empenas Cegas; uma exposição dos processos de trabalho dos estudantes - Processos e Percursos - e várias intervenções e performances em espaço público, em curso numa construção temporária em madeira - Chão em Comum -projetada pelo Designer Patrick Hubmann para a Praça Cívica junto ao Município de Vila Nova de Gaia.
O projecto pretende estimular novas apropriações do espaço público e o envolvimento das comunidades residentes e visitantes proporcionando uma reflexão sobre a história, o presente e o futuro daquela Avenida e espaços circundantes.