Modelo de «cidade quinze minutos» regressa ao debate no programa “Desafios do Urbanismo"
O modelo de «cidade quinze minutos», que nos últimos anos ganhou um novo impulso graças ao trabalho desenvolvido por Anne Hidalgo e Carlos Moreno na capital francesa, regressou ao debate no novo programa da TSF “Desafios do Urbanismo”, realizado em parceria com a Gaiurb.
Este segundo podcast subordinado ao tema “Desafios da diversidade do território”, de 22 de abril, permitiu uma abordagem do uso e ocupação do solo de Gaia, das suas acessibilidades e mobilidade, numa lógica de cidade-campo com enorme extensão territorial que vai da praia até à serra, entre outras diferenças territoriais.
A diversidade do território gaiense, enquanto recurso e ativo extraordinariamente importante que encerra um enorme potencial de mobilização, só faz sentido se “conseguirmos perceber que as pessoas do rio têm uma identidade própria, que não pode continuar a ser desvalorizada, quando comparada com a elevada qualidade do espaço público na orla marítima”, segundo exemplifica o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, salientando que esta diversidade está diretamente relacionada com a escala do terceiro maior concelho do país, cinco vezes maior que o Porto, onde existe, atualmente, um conjunto de equipamentos “já pensando numa lógica de mobilidade diferente e também devolvendo partes do território às pessoas”.
A «cidade quinze minutos» é um conceito muito antigo, remonta à viragem do século XIX/XX e tem a ver com a ideia de vizinhança e de valorização das funções do quotidiano: o trabalho, a escola, o comércio local, o convívio. Significa, segundo José Carlos Mota, responsável pelo Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, “a cidade a ser feita de forma a dar mais qualidade de vida, a reduzir deslocações, a valorizar-se as mercearias de bairro e os pequenos produtores…..é a vida de bairro, de partilha de serviços e de equipamentos; é o urbanismo de proximidade”.
O epíteto cidade-campo pós-pandemia, a ideia de cidade amiga das famílias, da valorização dos centros cívicos, do bom acolhimento a novos residentes são narrativas gaienses que vão ao encontro do conceito «cidade quinze minutos» de construção coletiva do futuro, de histórias e narrativas que representam os desejos das pessoas, que irão vão materializar-se em melhorias multidimensionais.
Já se encontram disponíveis em https://www.tsf.pt/programa/desafios-do-urbanismo.html quatro podcast de um universo de 26 etapas que visam abordar temáticas como a sustentabilidade, atração económica, habitação, reabilitação urbana das cidades e, naturalmente, as mudanças trazidas pela pandemia e que vieram para ficar.
Não perca o novo programa "Desafios do Urbanismo". Quintas-feiras depois das 17h00, com repetição Domingo depois das 09h00.