Videoconferência assinala o lançamento oficial em 10 países de língua oficial portuguesa e espanhola
Uma videoconferência no dia 30 de abril, simultaneamente em dez países de línguas portuguesa e espanhola, marcará o lançamento do movimento internacional StopIdadismo, promovido por várias organizações ibero-americanas, ao qual se associa a Gaiurb.
O evento virtual terá a presença, entre outros convidados, do médico gerontólogo e epidemiologista Alexandre Kalache, consultor das Nações Unidas para questões do envelhecimento e uma das principais referências no tema. Na mesma data será apresentado o site oficial da iniciativa (www.stopidadismo.pt) e lançada a campanha VamosFalarDeIdadismo.
O movimento atende a um apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS), por ações que combatam o chamado idadismo, comportamento que ficou ainda mais evidenciado na pandemia de Covid-19. De acordo com o relatório lançado, no dia 18 de março de 2021, pela OMS e outras agências da Organização das Nações Unidas (ONU), uma em duas pessoas discrimina idosos, com atitudes que agravam a sua saúde física e mental e reduzem a sua qualidade de vida.
Organizado com base numa pesquisa realizada com 83 mil pessoas, em 57 países, o “Relatório Global sobre Preconceito de Idade” apontou que “a discriminação por idade se infiltra em muitas instituições e setores da sociedade, incluindo aqueles que fornecem assistência médica e social, no local de trabalho, nos media e no sistema jurídico”.
O documento nota que as respostas para controlar a pandemia de Covid-19 revelaram o quão generalizada é a discriminação por idade, na medida em que pessoas mais jovens e idosas foram estereotipadas no discurso público e nas redes sociais.