Crianças que frequentam o projeto educativo regressam às salas de matemática e de xadrez
O último sábado marcou o regresso de 160 crianças residentes no parque habitacional social às salas de matemática do projeto educativo «Divertir com o Saber» existentes em dezassete empreendimentos sociais.
Estas crianças que frequentam o pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico retomaram a aprendizagem associada à matemática, das quais 113 regressaram também às aulas de xadrez que decorrem em doze empreendimentos sociais.
As medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde face à pandemia da covid-19 não foram descuradas, nesta 3ª fase de desconfinamento, nem impediram o forte entusiasmo na retoma que contemplou ainda o reencontro de colegas e de amigos.
Esta 15ª edição o projeto «Divertir com o Saber» iniciou a 13 de outubro de 2020 e prolonga-se até 26 de junho de 2021, com sessões todos os sábados.
Recorde-se que este projeto educativo pretende criar igualdade de oportunidades a todas as crianças que frequentam os referidos níveis escolares, permitindo que ultrapassem a dificuldade financeira com explicadores privados para obter melhores resultados e possam suprir alguns estigmas e resistências à disciplina.
Proporcionar a estes alunos momentos de partilha, (re) descoberta de saberes de âmbito interdisciplinar, com especial enfoque na Matemática e Português, onde os alunos têm particulares dificuldades de aprendizagem autónoma e compreensão do mundo que os rodeia são os factores que fundamentam a finalidade educativa do projecto “Divertir com o Saber”, cujo acompanhamento é assumido pelas técnicas sociais da Gaiurb.