Conversa online será dedicada ao projeto de restauro e modernização
A iniciativa “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” prossegue com a sua programação mensal, dedicando a sessão deste mês, no dia 25, ao projeto de restauro e modernização do Mercado do Bolhão.
A visita virtual ao mercado será acompanhada pelo Arq. Nuno Valentim, autor do projeto de arquitetura, na companhia do Prof. Vasco Freitas e do Eng. João Cunha. Em conjunto, os convidados da palestra, moderados pela Arq. Bárbara Rangel, vão abordar aspetos relacionados com a Tecnologia, Inovação e Engenharia presentes no projeto.
O Mercado do Bolhão, enquanto infraestrutura emblemática e de grande importância no quotidiano da cidade, está a sofrer uma intervenção de fundo que pretende restaurar e reabilitar o edifício, dotando-o de novas valências tecnológicas e estruturais que vão potenciar ainda mais este espaço de comércio e convívio no coração do Porto.
O “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” conta com cerca de 1.500 participantes nas edições anteriores e tem vindo a criar oportunidades únicas para se conhecer o “interior” de infraestruturas muito marcantes, como é o caso dos túneis da Metro do Porto e do tabuleiro técnico da icónica Ponte São João, do Prof. Edgar Cardoso.
Agora numa versão digital, permite uma visita virtual ao local em destaque acompanhada de uma palestra com os especialistas responsáveis pelas intervenções. No seguimento de cada palestra, é disponibilizada a habitual edição das Sebentas d’Obra que ilustra com detalhe as questões técnicas associadas ao projeto.
Nos próximos meses, estão previstas sessões sobre o “Plano Diretor Municipal do Porto”, em abril, o novo “Parque Central da Asprela” e o “Terminal Intermodal de Campanhã”, em maio, e, em junho, as atenções voltam-se novamente para as “Pontes” que ligam Porto e Gaia.
O “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” resulta da colaboração do Município do Porto, no âmbito da iniciativa Porto Innovation Hub (PIH), com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP (DEC/FEUP), em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto e a Gaiurb, com o apoio da Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN) e a Ordem dos Arquitetos (OA).
Esta iniciativa conjunta surge no contexto do Porto Innovation Hub, projeto criado pelo Município através da Associação Porto Digital, e está enquadrada nas ações de divulgação junto da comunidade do DEC/FEUP, tendo como objetivo mostrar à cidade o lado tecnológico e inovador das suas obras e infraestruturas.
Os eventos mantêm-se de acesso livre e gratuito, sendo apenas necessária uma inscrição prévia.