Relatos de pessoas que constroem o imaginário e a identidade local de Gaia
Na conversa do processo participativo de revisão do PDM de Gaia sobre a Madalena, que esta sexta-feira juntou mais de oitenta pessoas num encontro virtual que durou quase três horas, surgiram relatos de alguns “heróis”, ou seja, de pessoas que se destacam por fazerem o bem pela comunidade, que oferecem o seu tempo nas coletividades ou que prestam serviços relevantes por amor ao outro.
Este amor às coletividades e à sua terra é um denominador comum de muitas das estórias destes heróis improváveis que constroem o imaginário e a identidade local de Gaia. Encontra-se esta dedicação em todas as nove freguesias até agora visitadas e, certamente, irá surgir nas que faltam percorrer.
Emerge, em muitas das conversas, a necessidade de dar voz e rosto aos seus heróis comuns, uma forma de lhes reconhecer o mérito e de inspirar as novas gerações a manterem vivo o seu espírito. Os territórios constroem-se também assim, celebrando no espaço público as referências de que nos orgulhamos e que servem de farol para o futuro.
As próximas sessões serão dedicadas a Mafamude (17.02, 21h) e Olival (19.02, 21h).
Envolva-se neste exercício colaborativo, inscreva-se https://www.gaiurb.pt/pages/1092
ou preencha o postal digital https://www.gaiurb.pt/pages/1094