Talhar o “augamento” de interação social e de participação cívica em Avintes
Avintes é terra afamada de padeiras e de broa. Antigamente, quando as pessoas, sobretudo as crianças, andavam desconsoladas e com má cara por via de um desejo ou apetite de algo que não podiam ter, havia a tradição de talhar o “augado”. A pessoa colocava-se junto a um forno de lenha, ouvia uma reza, normalmente em honra de São Bento, o santo com poderes para afugentar os demónios e todo o mal, e no final saboreava um pedaço de pão ou broa acabado de cozer com um pequeno fio de azeite. Diz quem provou, que é um momento divinal.
Ontem à noite, na sessão participativa do PDM de Gaia sobre Avintes, pudemos conhecer esta e outras saborosas histórias sobre o passado e o presente da comunidade avintense e tivemos ainda oportunidade de receber recomendações para construir o seu futuro. Apesar da distância virtual, foi um momento caloroso de partilha, que contribuiu para talhar o “augamento” de contato pessoal e participação cívica que tanto anseamos e nos faz falta.
Estão de parabéns os cerca de 50 participantes que ofereceram duas horas de qualidade do seu tempo precioso a este encontro de vizinhos e amigos de Avintes e, também, a Câmara Municipal de Gaia, a Gaiurb Urbanismo Habitação e a Junta de Freguesia de Avintes pela forma delicada e profissional como prepararam e acolheram os seus concidadãos. Só faltou a broa (e os ovos moles), mas fica prometida para a melhor oportunidade.
Na sexta-feira, 22 de janeiro, pelas 21:00, será a vez de reunir de forma digital com a comunidade de Canelas.
Se quiser envolver-se neste exercício colaborativo, inscreva-se
https://www.gaiurb.pt/pages/1092
ou preencha o postal digital
https://www.gaiurb.pt/pages/1094