Programa de literacia mediática dinamizado nos empreendimentos sociais
As comunidades seniores residentes nos empreendimentos sociais Eusébio da Silva Ferreira e Perosinho, na União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, participaram no projeto de literacia mediática da Academia MediaVeritas, que ajuda a identificar e a combater as notícias falsas.
Trata-se de uma iniciativa de inovação social, promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa, que visa a capacitação da população com idades superiores a 55 anos para aceder, analisar, avaliar e agir sobre mensagens de media e notícias falsas.
Face à evolução da problemática das fake news e da desinformação, os promotores da iniciativa consideraram urgente reforçar a capacidade de análise e pensamento crítico das pessoas mais susceptíveis, com a finalidade de sustentar os pilares de uma sociedade informada e democrática.
O projeto foi implementado em outubro e já alcançou cerca de uma centena de seniores, através das Academias Sénior de Gaia, Arcozelo e Canelas e das Juntas de Freguesia da Madalena e de Oliveira do Douro. Mais recentemente, a Gaiurb acolheu a iniciativa nos empreendimentos de Perosinho, Serzedo e, em 2021, alcançará Canelas e São Félix da Marinha.
Este é um programa financiado pelo Portugal Inovação Social, em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, destinado à população sénior das quinze freguesias do município, num total expectável de 750 idosos num prazo de execução de dois anos.