Delegação presidida por Luísa Salgueiro valorizou exemplos de modernização administrativa e de boas práticas
Uma delegação do Município de Matosinhos, presidida pela sua presidente, Luísa Salgueiro, visitou as instalações e os serviços da Gaiurb, cuja excelência e notoriedade constituem uma referência a seguir por outras autarquias, que reconhecem nesta empresa municipal um exemplo de modernização administrativa e de boas práticas, no que concerne aos procedimentos internos, ao modelo de funcionamento e às políticas de sustentabilidade.
A partilha de experiências inovadoras que sustentam a permanente prestação de um serviço público com resultados muito positivos no que respeita à capacidade, celeridade e eficiência de respostas às solicitações dos munícipes, graças à monitorização no âmbito do modelo Kaisen que incentiva a melhoria contínua do desempenho, permitiu destacar apostas pioneiras absolutamente cruciais para o sucesso da empresa municipal.
A implementação de novas tecnologias open-source, o projeto nopaper cujas metas incidiram na desmaterialização de procedimentos e business inteligence, assim como várias aplicações de reconhecido impacto nos cidadãos, foram alguns dos exemplos partilhados durante o encontro com a delegação de Matosinhos que foi recebida pelos administradores da Gaiurb, António Miguel Castro, André Correia e Dina Henriques, e pela diretora municipal do Urbanismo e Ambiente. Luísa Aparício.
De referir, a propósito, que a Gaiurb foi reconhecida pelo projeto nopaper e distinguida com o prémio “Smart Projet for Smart Cities”, que pretende destacar e divulgar iniciativas e projetos inovadores desenvolvidos pelas autarquias portuguesas.
A empresa municipal destaca-se, ainda, pela melhoria contínua e pela otimização de recursos e de processos e propõe-se reforçar e melhorar os canais de comunicação com os munícipes.