Spot sobre abusos sexuais é lançado hoje na SIC e nas redes sociais pela Associação de Mulheres Contra a Violência
A Gaiurb associa-se à campanha dinamizada pela Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV) que, hoje, lança um spot na área do Abuso Sexual, problema internacionalmente reconhecido como tendo crescido com a pandemia covid-19, para assinalar o activismo mundial na área da Prevenção da Violência e do Abuso contra Crianças e Jovens e o Dia Europeu sobre a Proteção de Crianças contra o Abuso e Exploração Sexual que ontem se comemorou.
Este spot poderá ser visto na SIC e nas redes sociais, bem como nos canais de comunicação que entidades parceiras disponham. A AMCV irá manter a campanha ativa até dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos, fazendo-a coincidir com os 16 dias de ativismo na área dos Direitos Humanos das Mulheres, de 25 de novembro a 10 de dezembro.
O spot que agora se lança tem como fonte a campanha do Conselho da Europa sobre o Abuso Sexual de Crianças “One in Five”, que decorreu de 2010 a 2015, alertando para a dimensão do problema na Europa.
A associação reconhece que as crianças, as/os jovens e as mulheres são, maioritariamente, vítimas da violência masculina e, por isso, exige uma abordagem de intervenção holística, ou seja, integrada, coerente e coordenada que proteja e defenda os direitos humanos das crianças, jovens e mulheres.
Por outro lado, acredita que o contexto da pandemia covid-19, que colocou de forma obrigatória todas/os as/os cidadãs/ãos confinadas/os, nomeadamente, vítimas e agressores em co-habitação, irá aumentar a médio e longo prazo, o número de sobreviventes com níveis de sofrimento elevadíssimo e de stress pós-traumático complexo e tóxico.