Medida implementada desde o início da pandemia contempla inquilinos que comprovem perda de rendimentos
Desde o início da pandemia, a Gaiurb tem vindo a reduzir as rendas para as famílias residentes no parque habitacional social que comprovem perda de rendimento na sequência dos constrangimentos socioeconómicos provocados pela covid-19. Esta decisão insere-se no pacote de medidas implementadas pelo Município de Gaia para atenuar os efeitos causados pela situação epidemiológica que se verifica em todo o país.
No âmbito deste conjunto de apoios sociais, foi criada uma linha de combate ao isolamento e de apoio psicológico, para auxiliar os munícipes na gestão das suas emoções e do isolamento devido à pandemia covid-19.
A linha telefónica com o número 800 210 115 tem o nome "Gaia+Consigo", é gratuita e funciona todos os dias, desde 2 de abril, das 09:00 às 20:00. A equipa criada para implementar esta medida é composta por trinta psicólogos, uns da Câmara Municipal, outros da Gaiurb.
Esta linha de apoio tem como objetivo ajudar a ultrapassar o momento de isolamento social que vivemos e que pode estar a gerar tristeza, solidão, ansiedade, medo, confusão e angústia. É assegurada por técnicos especializados em intervenção em crise e em psicologia da saúde, que garantem o anonimato e a confidencialidade das conversas.
Simultaneamente, recorde-se, foi implementado o programa de teleassistência «Chave de Afetos», que reforça os apoios às pessoas com idades superiores a 56 anos, ou em situação de isolamento, após sinalização em articulação com as juntas de freguesia.
Trata-se de uma solução integrada com componente tecnológica e humana que monitoriza as pessoas idosas de forma contínua, contribuindo para uma diminuição do isolamento sénior.
Este programa foi criado em 2011 com o objetivo de promover a inclusão social e as relações afetivas, potenciando um sentimento de segurança subjetiva, essencial para a permanência no seu domicílio, evitando a institucionalização involuntária e custos associados.
O serviço de teleassistência dispõe de um dispositivo conveniente e de fácil utilização, inclui múltiplas funções, designadamente acesso automático a um operador disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.
O programa «Chave de Afetos» é promovido pela Santa Casa da Misericórdia do Porto e protocolado com o Município de Vila Nova de Gaia.
Desde os primeiros sinais da pandemia covid-19, o Município de Gaia e a Gaiurb mantêm-se em alerta e vigilantes, garantindo um acompanhamento total e permanente dos munícipes residentes no parque habitacional social e em todo o concelho, numa lógica de mitigação dos efeitos da situação epidemiológica.