Gaiurb desenvolve projeto de requalificação do edifício que é utilizado de forma intensiva pela comunidade local
O edifício do lavadouro e dos balneários públicos do Castelo de Gaia, utilizado de forma intensiva pela comunidade local, vai ser reabilitado pela Câmara Municipal de Gaia, tendo a Gaiurb desenvolvido o projeto, através da Divisão de Operacionalização da Reabilitação Urbana.
Neste momento, está em curso a realização de inquéritos aos moradores deste lugar do centro histórico, com vista à identificação das suas necessidades para que, no âmbito da Intervenção Integrada do Castelo, sejam contempladas as respostas necessárias relacionadas com este equipamento essencial.
O projeto de requalificação deste edifício localizado entre a rua Viterbo Campos e a rua da Fonte Nova, ambas objeto de intervenção no âmbito da reabilitação de 20 arruamentos do Castelo de Gaia, visa melhorar as condições de utilização do edifício e valorizar a relação entre o edifício, o espaço público e o edificado envolvente, aproveitando a localização estratégica e a implantação privilegiada, de um equipamento associado a um dos principais percursos de ligação entre a marginal fluvial e o alto do Castelo.
A construção da vida comunitária é o resultado da dinâmica de pessoas e de grupos, sendo necessário prever o desenvolvimento de mecanismos incentivadores e potenciadores de interação. Para tal, impõe-se estar atento às suas necessidades da população local e dar-lhe resposta, mantendo e requalificando equipamentos essenciais para a sua qualidade de vida.
De referir que, a área do Castelo de Gaia, onde se localiza o edifício a intervencionar, está classificada como IIP - Imóvel de Interesse Público (Decreto n.º 29/90, DR, I Série, n.º 163, de 17-07-1990).
A ação, com financiamento aprovado no âmbito do Quadro Portugal 2020, foi integrada na candidatura designada “Reabilitação de Edifícios na Plataforma Cidade”.