Gaiurb mantém equipas especializadas a tratar das áreas envolventes requalificadas
A Gaiurb tem assegurado, através de equipas especializadas, a manutenção das áreas envolventes que foram requalificadas em trinta empreendimentos sociais. A empresa municipal pretende que os jardins, zonas verdes, áreas de lazer e passeios estejam sempre em bom estado, por forma a permitir o usufruto pela comunidade.
Recorde-se que as áreas envolventes do parque habitacional social foram objeto de requalificação há cerca de três anos, num conjunto de doze empreitadas executadas no âmbito do Plano de Valorização dos Empreendimentos Sociais de Gaia e que representou num investimento global de 1,5 milhões de euros.
A generalidade das intervenções teve como objetivo a homogeneização dos espaços verdes, a uniformização de canteiros ou enquadramento às fachadas dos edifícios, a densificação da vegetação, a introdução de vegetação arbórea e de espécies autóctones, a instalação de sistemas de rega.
Nalguns casos específicos, como os empreendimentos Cavaco I e II, a intervenção estendeu-se à melhoria da circulação pedonal, através da repavimentação do arruamento principal, da criação de acesso às habitações através de colocação de pedra de chão e guias de pavimento, assim como às traseiras, através de uma escada de betão. Foram, também, colocadas guardas metálicas em todas as escadarias e percursos elevados para maior segurança dos peões. Os muros foram reparados e preenchidos nas fissuras e pintados de novo.
No caso particular do empreendimento Quinta do Monte Grande foi criada uma área pavimentada, em patamares, para realização de actividades lúdicas, no extremo oeste do empreendimento, que incluiu a construção de muros, escadas, canteiros, colocação de guarda e plantações arbustivas.
Esta operação representou um esforço financeiro da Gaiurb e da Câmara Municipal de Gaia, apostadas em melhorar a qualidade de vida das pessoas e do território, respondendo às necessidades e aspirações dos habitantes do parque habitacional social. Estas obras resultam, de resto, da identificação das necessidades de melhoramento dos empreendimentos sociais, realizada pelos técnicos da Gaiurb em estreita colaboração com as diferentes Juntas e Uniões de Freguesia, através de um acompanhamento de proximidade proativo.