Gaiurb desenvolveu o projeto de requalificação e a Câmara está prestes a lançar o concurso público
O município de Vila Nova de Gaia está prestes a lançar o concurso público da empreitada de reabilitação e restauro da Capela da Nossa Senhora da Piedade, situada na Avenida Diogo Leite, em Santa Marinha, cujo projeto foi desenvolvido pela Gaiurb, através da Divisão de Operacionalização da Reabilitação Urbana (DORU).
A obra de requalificação da capela, que se encontra devoluta, permitirá criar um novo equipamento na cidade, cuja utilização está programada como Centro Interpretativo de Arte Sacra onde será exposta parte do extenso e rico espólio da paróquia de Santa Marinha, que se enquadra na política de diversificação e valorização da oferta cultural que vem sendo seguida pelo município.
Com esta intervenção, cujo investimento ascende a cerca de 350 mil euros, pretende-se promover a reabilitação do património edificado do município, abrindo ao uso público a Capela da Nossa Senhora da Piedade, um espaço de elevado valor simbólico, cultural e patrimonial.
Esta intervenção é mais um exemplo do forte contributo municipal para a requalificação do património religioso de Vila Nova de Gaia, em complemento com a requalificação da Igreja de Santa Marinha e da Capela de Nosso Senhor do Além, ambas com empreitada em curso.
A presenta ação foi integrada na candidatura designada “Reabilitação de Edifícios na Plataforma Cidade” e será financiada no âmbito do Quadro Portugal 2020.