«Projeto «Divertir com o Saber» contempla 160 crianças residentes em 17 empreendimentos sociais
Todas as medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde face à pandemia da covid-19 norteiam o ano letivo do projeto educativo de matemática, que iniciou no dia 3 de outubro, em dezassete empreendimentos sociais, contemplando 160 crianças que frequentam o pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Esta 15ª edição assegura a continuidade das aulas de xadrez que, este ano, decorrem em doze empreendimentos sociais e abrangem 113 crianças. A aprendizagem desta modalidade, associada ao ensino da matemática, tem contribuído para a melhoria da concentração e do cálculo mental das crianças.
O elevado número de crianças inscritas em diferentes anos de escolaridade e o facto de existirem algumas salas com espaço físico reduzido determinaram o desdobramento de turmas em cinco empreendimentos, com o propósito de proporcionar ao grupo de crianças um apoio mais individualizado, considerando as especificidades das matérias letivas dos anos que se encontram a frequentar.
As sessões decorrerem ao sábado, num total de 36 sábados. Fazem-se as pausas letivas de Natal (de 26 de dezembro a 2 de janeiro de 2021), de Páscoa (de 27 de março a 3 de abril de 2021), terminando o ano letivo no dia 26 de junho de 2021.
O programa Pausas Criativas preenche os tempos livres das crianças e jovens com assiduidade às aulas superior a 80%, durante as férias escolares, através da realização de atividades recreativas, desportivas e/ou culturais.
O projeto «Divertir com o Saber» pretende criar igualdade de oportunidades a todas as crianças que frequentam os referidos níveis escolares, permitindo que ultrapassem a dificuldade financeira com explicadores privados para obter melhores resultados e possam suprir alguns estigmas e resistências à disciplina.
Proporcionar a estes alunos momentos de partilha, (re) descoberta de saberes de âmbito interdisciplinar, com especial enfoque na Matemática e Português, onde os alunos têm particulares dificuldades de aprendizagem autónoma e compreensão do mundo que os rodeia são os factores que fundamentam a finalidade educativa do projecto “Divertir com o Saber”, cujo acompanhamento é assumido pelas técnicas sociais da Gaiurb.