Empreitadas de reabilitação energética arrancarão brevemente
O Município de Gaia vai arrancar brevemente com um pacote de obras de reabilitação energética em quinze empreendimentos sociais, num investimento de 5 milhões de euros, aproximadamente, elevando para 20 milhões o investimento global no parque habitacional social nos últimos quatro anos.
As empreitadas incluem a reabilitação de fachadas e de coberturas, substituição de placas de amianto, troca de caixilharias, entre outras intervenções que visam a melhoria da qualidade de vida, do conforto e do bem estar da população residente nos empreendimentos socia.
As intervenções vão incidir em equipamentos das 15 freguesias do concelho, num investimento que resulta de uma candidatura ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cabendo à Câmara de Gaia pagar 15% do total da obra, com os restantes 85% provenientes de fundos europeus».
Este novo ciclo de investimentos representa um pontapé de saída para uma requalificação integrada do parque habitacional social que, não obstante ser relativamente recente, sofre de algumas patologias decorrentes dos métodos construtivos da altura.
Vila Nova de Gaia é o segundo município da Área Metropolitana do Porto com mais habitação social. O desafio futuro consiste na continuidade das operações de requalificação, com o acompanhamento de proximidade reforçado da Gaiurb, através das técnicas de apoio social e da implementação de projetos adequados a todas as faixas etárias geradores de mais bem-estar e melhor qualidade de vida.