Leonor Poeiras, Iva Pires, Ana d’Avillez e o chef Kiko convidam os munícipes participar
A Gaiurb e a DECO associam-se às comemorações do Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar que será assinalado amanhã, dia 29 de Setembro, durante um direto no Facebook, entre as 18h30 e as 19h00, traduzido numa conversa de Leonor Poeiras com Iva Pires, Ana d’Avillez e o próprio chef Kiko que vão contar como fazem, no seu dia-a-dia, para combater o desperdício alimentar.
Esta ação de sensibilização dos consumidores e de promoção de um consumo mais sustentável intitula-se «As sobras não são lixo», e desafia os munícipes a participar e a partilhar as suas experiências e sugestões.
Anualmente, 1,3 mil milhões de toneladas de bens aptos ao consumo humano acabam no lixo. Um problema que é global, dos países desenvolvidos e daqueles em vias de desenvolvimento. Nos primeiros desperdiça-se, nos segundos perde-se. No final da cadeia, todos perdem. O ambiente, o orçamento familiar e milhões de seres humanos em subnutrição muitas famílias onde não abunda o pão e comida na mesa.
Este ano, a pandemia abrandou a poluição mundial, mas não o desperdício alimentar. O pânico que levou os consumidores em Portugal a comprar desenfreadamente papel higiénico, também as levou a comprar muito mais comida fresca ou com prazos de validade curtos do que necessitavam ou poderiam comer.