Área do Castelo, malha da Serra do Pilar e Rua Cândido dos Reis serão acessíveis a todos
A Gaiurb está a desenvolver, através da Divisão de Operacionalização da Reabilitação Urbana (DORU), o projeto de elevações mecânicas no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia, que visa tornar a área do Castelo, a malha da Serra do Pilar e a Rua Cândido dos Reis acessíveis a todos.
A introdução de ligações mecânicas e a definição dos percursos nas referidas zonas foi idealizada em articulação com a obra de requalificação dos arruamentos do Centro Histórico, desenvolvida há cerca de oito anos, e com o projeto de requalificação de vinte arruamentos na área do Castelo de Gaia.
A presente ação visa o incremento da mobilidade suave no núcleo mais antigo do concelho, o fortalecimento das ligações do núcleo do Castelo de Gaia e da malha da Serra do Pilar com a cidade envolvente, a devolução ao peão da prioridade no uso do espaço público e a dotação dos lugares de condições de acessibilidade e qualidade espacial que melhorem as condições de vida dos habitantes, potenciem o repovoamento e atraiam novos utentes e visitantes ao local.
A implementação de percursos mecanizados no Centro Histórico representa uma resposta municipal à ausência de alternativas à deslocação automóvel, motivada pela real impossibilidade de incrementar os meios de transporte públicos convencionais numa malha demasiado fina, fragmentada e com deficientes ligações às estruturas urbanas envolventes.
O projeto pretende, ainda, contribuir para os objetivos de redução de emissões de gases CO2, melhorando a qualidade do ambiente, promovendo o conhecimento da malha urbana mais interiorizada e, deste modo, potenciando a dinamização de zonas atualmente marginalizadas.
Esta ação corresponde a um investimento superior a um milhão de euros, financiada pelo Quadro Portugal 2020, e alvo de uma candidatura designada “Dotação de ligações mecânicas no Centro Histórico”, apresentada no âmbito do Aviso NORTE-06-2016-17 - Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU).