Equipa de profissionais capacita adultos pouco qualificados para o mercado de trabalho
A Escola Oficina foi convidada a integrar a equipa de trabalho nacional e a partilha europeia que está a implementar um projecto inovador e inclusivo de caráter transnacional que define oito competências essenciais para a integração social e profissional de todos os cidadãos europeus, com enfoque na capacitação para o mercado de trabalho de adultos pouco qualificados. Este convite surgiu na sequência da apresentação, no dia 18 de setembro, dos projetos Escola Oficina e LabIn e a metodologia IOD.
Denominado AMTCC - Apprentissage em Milieu de Travail dés Compétences Clés (ERASMUS + Projet 2018-1-FR01-KA204-048166) e baseado numa directiva europeia de 2009 que determina os objetivos referidos, o presente projeto irá decorrer até 31 de agosto de 2021, sob a coordenação de Réseua Chantier École (FR), e integra os parceiros Réseau d'Entreprises Sociales (BE), Galileo Progetti Nonprofit (HU) e a Associação A3S (Portugal).
Na implementação do projecto AMTCC em Portugal, foi constituído um grupo de trabalho e de partilha entre organizações e profissionais da área da inserção pelo trabalho a nível nacional.
Desde o início do projecto, a equipa de trabalho foi partilhando práticas e experiências, através de reuniões; recolha de dados junto de cinco case study, organização de um evento formativo de três dias de visitas e partilhas para equipa nacional e parceiros europeus e mobilidade transnacional em França.
De referir que a metodologia IOD (Intervention sur l' Offre et la Demande - Intervenção sobre a Oferta e a Demanda/Procura), adotada pela Escola Oficina, pressupõe que todas as pessoas são “empregáveis”, desde que queiram trabalhar, e reinventa recursos para a inserção profissional de pessoas vulneráveis e em dificuldade no acesso ao emprego, a partir das empresas que procuram trabalhadores.