Programa de educação financeira dedicado a pessoas com mais de 55 anos
A Gaiurb está a colaborar com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia na dinamização do programa de educação financeira «Eu e a Minha Reforma», destinado a pessoas com mais de 55 anos de idade residentes no concelho e que querem aprender a gerir melhor o seu dinheiro.
A sessão de apresentação do programa decorreu esta terça-feira nas instalações da Gaiurb e contou com a presença da presidente do Conselho de Administração da Fundação, Maria Amélia Cupertino de Miranda, e do administrador da Gaiurb, André Correia.
«Eu e a Minha Reforma» é um programa gratuito de desenvolvimento de competências financeiras, que inclui sessões presenciais e/ou à distância, assim como eventos de capacitação e partilha de conhecimentos.
A partir de exemplos de situações práticas do dia-a-dia, os participantes têm a oportunidade de adquirir mais conhecimentos e informações que permitirão controlar e melhorar a sua vida financeira.
O programa permite aprender a realizar um planeamento financeiro, desenvolver técnicas de poupança, adquirir hábitos de precaução contra a fraude, a utilizar os serviços financeiros digitais, a conhecer os direitos e deveres como consumidor, entre outras situações.
A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia, através do email paulatavares@cm-gaia.pt, ou em papel para a Rua Diogo Cassels, nº 121, loja 19, 4430-076 Vila Nova de Gaia.
O Município de Vila Nova de Gaia entende que o aumento da esperança de vida e a crescente complexidade das questões financeiras fazem com que seja fundamental proporcionar aos cidadãos, em particular aos seniores, conhecimentos e competências que lhes permitam adotar comportamentos e atitudes que melhorem a qualidade de vida, o bem estar e a inclusão social.
Desde 2010 que a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda aborda a educação financeira de forma consistente e continuada, concebendo e implementando programas para diferentes públicos.