Gaiurb promove o primeiro encontro em Portugal com empresas parceiras na rede IOD
A Gaiurb está a desenvolver um programa de empregabilidade pioneiro no país que procura a reintegração sócio-profissional de desempregados.
O conceito baseia-se na metodologia IOD (Intervention sur l' Offre et la Demande - Intervenção sobre a Oferta e a Demanda/Procura) e visa a (re)integração sócio-profissional de públicos mais precários no mercado de trabalho, através de relações de proximidade com as empresas empregadoras.
Trata-se de uma iniciativa integrada na candidatura Pontes para a Empregabilidade – Abordagens Integradas para a Inclusão Ativa, em execução pela Escola Oficina, com o financiamento do Norte 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.
Na sequência da implementação e desenvolvimento da metodologia IOD, foi realizado um encontro com algumas das empresas parceiras na rede IOD, cujo tema se debruçou sobre «Acompanhar a mudança em Tempos de Covid-19».
Nesta mesa redonda estiveram presentes as empresas, Gaiurb, E.M; Anselmo Sá, Lda; Centro Social e Paroquial de Oliveira do Douro; Lusofiltros; Cerisol; Procalçado. A iniciativa foi muito bem acolhida por parte das empresas, produtiva, com espaço de partilha de saberes, onde foram discutidos assuntos relativos às práticas adotadas no terreno, às perspetivas da ação, aos desafios e os encaminhamentos pós-encontros.
As empresas presentes neste encontro consideraram pertinente a continuidade destes encontros, por forma a poderem ser debatidos assuntos que abram o campo de possibilidades das suas questões e preocupações, com vista a que estes momentos sirvam também para o desafio diário com que cada empresa se debate.