Atividades de verão dedicadas às crianças introduzem conceito de economia circular
A reciclagem foi o tema em destaque na terceira semana de atividades de verão promovidas pela Gaiurb e dinamizada pelo Instituto Desenvolvimento e Inclusão Social (IDIS) junto das crianças residentes nos empreendimentos sociais.
Durante estas sessões, que decorreram entre 10 e 14 de agosto, os pequenos participantes tiveram a oportunidade de se divertirem através da aprendizagem do processo de reciclagem enquanto componente essencial da hierarquia dos resíduos “reduzir, reutilizar e reciclar” e enquanto processo de conversão de desperdícios em materiais ou produtos de potencial utilidade, que permite a redução de matérias-primas, de energia, de água e de poluição.
A reciclagem é, de resto, um exemplo de economia circular representativa de um modelo económico reorganizado e focado na coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados. Trata-se de um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, encarado como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos.
Alternadamente, as crianças participaram também na atividade que permitiu brincar com o contorno da imagem e respetivo recorte, da qual resultaram trabalhos muito interessantes.
As equipas responsáveis pela implementação das atividades utilizam sempre utensílios e produtos de limpeza e higienização dos espaços e equipamentos, assim como salvaguardam o distanciamento social das crianças recomendado pela Direção Geral de Saúde.
As atividades de verão iniciaram no dia 20 de julho e prolongam-se até 4 de Setembro.