Resultados muito positivos no apoio ao consumidor e no aconselhamento financeiro
A Gaiurb e a Deco desenvolveram, no ano passado, perto de duzentas intervenções nos domínios do apoio ao consumidor e do aconselhamento financeiro, junto da população residente em Vila Nova de Gaia, incluindo os moradores no parque habitacional social, que procuraram o Gabinete Integrado de Ação Social (GIAS).
Este apoio de proximidade foi realizado de forma gratuita e contínua, fruto de uma feliz parceria entre as duas entidades, e registou resultados muito positivos, de acordo com o relatório de atividades relativo ao ano 2019.
No âmbito desta estratégia colaborativa foram desenvolvidas diversas sessões informativas, de formação e de educação do consumidor, que se prolongaram em atendimentos personalizados nas freguesias de Mafamude e Oliveira do Douro, com benefícios diretos para perto de mais cem famílias.
De referir que, no âmbito desta parceria, foram realizadas ações de capacitação e formações certificadas para os técnicos do GIAS, designadamente em Direitos dos Consumidores, que abordaram temáticas de especial relevância para os consumidores: fraudes financeiras, abordagens porta-a-porta, grandes promoções, pirataria e contrafação, alojamento local, águas, saneamento e resíduos.
O contexto da pandemia da covid-19 obrigou à reinvenção de metodologias de intervenção, com enfoque na realização de webinars destinados à capacitação dos técnicos das entidades parceiras, face às medidas excecionais em vigor e aos desafios decorrentes da nova realidade social e económica.