Gaiurb associa-se aos alertas para a necessidade de proteção e preservação do ambiente
A Gaiurb assinala simbolicamente o Dia Mundial do Ambiente, um evento anual que se celebra, desde 1974, a 5 de junho, com o objetivo de alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.
As ambiciosas metas europeias sobre o clima, a biodiversidade, as alterações climáticas e o consumo sustentável encontram na Gaiurb uma sintonia estratégica fundamentada na máxima “pensar local, agir global”.
A empresa acredita que contribui, à sua escala e com os seus esforços, para os objetivos de desenvolvimento sustentável preconizados pelas Nações Unidas e para um planeta mais amigo do ambiente, mais sustentável e mais inclusivo.
De facto, a visão estratégica da Gaiurb para um futuro mais integrado e sustentável assenta, precisamente, na valorização do capital humano em harmonia com a natureza e com a racionalização dos recursos, de que é exemplo o recém-apresentado projeto Endo-mudanças, demonstrativo da aplicação de boas práticas dentro de portas.
Mais consciência ecológica precisa-se. A sensibilização e consciencialização da população para a importância da proteção e preservação do meio ambiente é uma missão de todos.
As próprias autarquias desempenham um papel relevante na mudança do paradigma do desenvolvimento, perspetivando o alcance da neutralidade carbónica em 2050, preconizada pelo Pacto Ecológico Europeu. Para o efeito são necessários maiores investimentos ao nível das energias renováveis, eficiência energética, da mobilidade sustentável e da indústria responsável.
A regeneração do Centro Histórico, o Plano de Urbanização da Avenida da República, o Plano Ambiental de Arborização em Espaços Públicos e Zonas de Lazer, o Plano de Mobilidade do Concelho, desenvolvidos em colaboração com a Câmara Municipal de Gaia, são exemplos muito positivos de que o incremento da biodiversidade em espaços urbanos tem sido um processo gradual em Vila Nova de Gaia.
Os desafios da cidade contam com a participação de todos!