Empresa municipal incentiva projetos sustentáveis que ajudem o ambiente e o clima
A Gaiurb associou-se às comemorações do Dia da Terra e reafirmou que continuará, enquanto empresa municipal de urbanismo, a trabalhar para que Vila Nova de Gaia seja uma referência na preservação dos recursos naturais do concelho, incentivando projetos sustentáveis que ajudem o ambiente e o clima.
Esta visão estratégica da Administração da Gaiurb para um futuro mais integrado e sustentável desenvolve-se, também, a uma micro-escala interna que assenta na valorização do seu capital humano enquanto reforço de uma organização mais inteligente e de pendor humanista, no bem-estar dos funcionários e dos munícipes, numa lógica de criação de valor em harmonia com a natureza e com a racionalização dos recursos com o propósito de superar novos desafios.
Recorde-se que estas grandes linhas orientadoras foram anunciadas, no início do ano, pelo presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Miguel Castro, e fundamentam a implementação do projeto Endo-mudanças que pressupõe o envolvimento de todos e pretende “colocar na agenda da Gaiurb, além das suas atividades do dia a dia, o foco na racionalização dos recursos e fazê-lo, também, dentro de portas, num local onde passamos grande parte do nosso dia».
O alerta para a importância de preservar os recursos naturais do planeta, inerente à efeméride assinalada a 22 de abril, foi a tónica da comunicação do secretário-geral da ONU, António Guterres, que propôs à comunidade internacional algumas ações para se salvar o planeta da ameaça existencial das perturbações climáticas.
António Guterres defendeu o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis e a obrigatoriedade de os poluidores começarem a pagar pelos seus actos, e disse que, "quando o dinheiro dos contribuintes for usado para resgatar empresas, deve estar vinculado à obtenção de empregos verdes e ao crescimento sustentável".
O secretário-geral da ONU recomendou que “os fundos públicos sejam usados para investir no futuro, não no passado, e fluir para setores e projetos sustentáveis que ajudem o meio ambiente e o clima. Sustentou, também, a ideia de que "as oportunidades e os riscos climáticos devem ser incorporados ao sistema financeiro, bem como a todos os aspetos da formulação de políticas públicas e de infraestruturas”.
"Devemos trabalhar juntos para salvar vidas, aliviar o sofrimento e diminuir as consequências económicas e sociais devastadoras", salientou António Guterres.
O Dia da Terra é comemorado a 22 de abril e destina-se a alertar para a importância de preservar os recursos naturais do planeta. Foi assinalado pela primeira vez há 50 anos e é atualmente celebrado em mais de 190 países.