Dinamização da Avenida da República/Alvares Cabral - Primeira Avenida/Duplo Sentido
A operação de “Reabilitação e Dinamização Urbana do Eixo Avenida da República/Álvares Cabral”, que inclui a remodelação das pracetas 25 de Abril e Salvador Caetano e jardins da Casa Barbot, assim como uma ação de dinamização da Avenida da República/Álvares Cabral, tem no seu horizonte a reinvenção de uma avenida viva, mais amigável, dinâmica, diversa e atrativa, onde o espaço público possa ser um lugar de encontro e de coesão social.
Os projetos encontram-se em fase final de execução e estão a ser desenvolvidos pelo Município de Gaia, através da Gaiurb, coordenados pela Direção Municipal de Urbanismo e Ambiente e operacionalizados pela Divisão de Gestão do Espaço Público e Publicidade/ Paisagem Urbana.
A ação de dinamização é constituída por três componentes que corporizam um evento designado “Primeira Avenida /Duplo Sentido”, que estão a ser desenvolvidas em parceria com o Mestrado de Arte e Design para o Espaço Público (MADEP), no âmbito do protocolo firmado entre o Município de Gaia e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).
A primeira componente já foi desenvolvida durante seis meses consecutivos, de Setembro último a fevereiro deste ano, e consistiu na instalação de dezoito telas artísticas nas empenas, uma ação completamente inovadora e pioneira no país, que permitiu levar a arte à rua e implementar uma dinâmica diferente no espaço público.
Os resultados muito positivos desta ação, que contou com o apoio, colaboração e adesão dos condomínios dos prédios da Avenida da República e da Rua Álvares Cabral, estimularam a ideia de renovação do protocolo com o MADEP/FBAUP, estabelecendo a Avenida da República como um laboratório de experimentação destas práticas criativas.
A instalação temporária de uma intervenção coletiva no espaço público, onde serão ativadas performances e ações concebidas pelos alunos do MADEP, representa a segunda componente da dinamização da Avenida da República/Álvares Cabral. Esta iniciativa, que se desenvolve no exterior e que apela à participação da população, encontra-se programada e em fase de adjudicação mas, face à atual situação criada no país pela crise pandémica, teve necessariamente que ficar adiada, prevendo-se que seja retomada o mais breve possível.
Quanto à terceira componente, que diz respeito à implementação de um conjunto de exposições ao ar livre na Rua Álvares Cabral e na Avenida da República, encontra-se em fase de adjudicação mas, tal como todas as iniciativas que se localizam no espaço público, está suspensa para ponderação da sua calendarização.
Esta ação prevê, para além da conceção, produção e instalação de exposições, cujo foco é a Avenida da República, a publicação de um catálogo geral (e algumas brochuras) que consolida todo o processo de trabalho e de intervenções previstas e/ou já executadas, contendo textos reflexivos sobre as temáticas abordadas.
A Operação de “Reabilitação e Dinamização Urbana do Eixo Avenida da República/Álvares Cabral”, que integra o PEDU - Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano para Vila Nova de Gaia, é uma candidatura financiada pelo Quadro Portugal 2020 e tem como objetivos melhorar o ambiente urbano e revitalizar as cidades entre outros.