Intervenção integra a operação de “Reabilitação e Dinamização Urbana do Eixo Avenida da República/Alvares Cabral”
A Gaiurb está a desenvolver o projeto de reabilitação da Praceta Salvador Caetano e dos jardins da casa Barbot. A intervenção integra a operação de “Reabilitação e Dinamização Urbana do Eixo Avenida da República/Alvares Cabral” e será lançada pela Câmara Municipal de Gaia.
A remodelação da Praceta Salvador Caetano contempla o arranjo global do espaço e segue uma dupla orientação: para a casa Barbot, no limite sul, e para a Estação General Torres e para a abertura paisagística, no lado poente.
Está prevista, também, a libertação do espaço central da praceta, a abertura de portões de acesso à parcela Barbot em toda a extensão do alçado norte da casa, a repavimentação integral da praceta e a instalação de grandes floreiras circulares para contenção espacial.
O restauro dos jardins e das construções secundárias da casa Barbot reveste-se de especial sensibilidade pois trata-se de intervir e reabilitar Património classificado. A intervenção que contempla a revitalização da matéria viva e o restauro da gruta, caramanchão, das estruturas de suporte de vegetação em ferro e a reabilitação dos pavimentos dos percursos em calçada decorativa de calcário e basalto.
A intervenção contempla, ainda, a reabilitação dos edifícios implantados ao fundo do jardim - garagem, mirante, casa e anexo e a sua integração no jardim, com a finalidade de melhorar e diversificar as instalações da Casa da Cultura e, deste modo, poder contribuir para a dinamização da Praceta Salvador Caetano.
A Operação de “Reabilitação e Dinamização Urbana do Eixo avenida da República/Alvares Cabral”, que integra o PEDU - Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano para Vila Nova de Gaia.
Esta candidatura é financiada pelo Quadro Portugal 2020 e tem como objetivos melhorar o ambiente urbano e revitalizar as cidades entre outros.