Gaiurb sinaliza munícipes para beneficiarem do Programa de Teleassistência
A Gaiurb tem realizado, através da Unidade de Ação Social e em estreita articulação com as juntas de freguesia, dezenas de sinalizações de pessoas com idades superiores a 56 anos, ou em situação de isolamento, residentes nos empreendimentos sociais, para beneficiarem do Programa de Teleassistência «Chave de Afetos», promovido pela Santa Casa da Misericórdia do Porto e protocolado com o Município de Vila Nova de Gaia.
Trata-se de uma solução integrada com componente tecnológica e humana que monitoriza as pessoas idosas de forma contínua, contribuindo para uma diminuição do isolamento sénior.
Este programa foi criado em 2011 com o objetivo de promover a inclusão social e as relações afetivas, potenciando um sentimento de segurança subjetiva, essencial para a permanência no seu domicílio, evitando a institucionalização involuntária e custos associados.
O serviço de teleassistência dispõe de um dispositivo conveniente e de fácil utilização, inclui múltiplas funções, designadamente acesso automático a um operador disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.