Cerca de 4000 pessoas apoiadas e mais de 2000 artigos produzidos e comercializados em 2019
A Escola Oficina é um exemplo inclusivo de inovação e de empreendedorismo com resultados muito positivos ao nível da formação, do combate ao desemprego e da (re)integração no mercado de trabalho.
Trata-se de um projeto pioneiro no país, resultante de uma parceria celebrada em 2015 entre a Gaiurb, a Escola das Virtudes e a Câmara de Gaia, que visa dotar a população em risco de exclusão social e/ou desemprego de competências que lhes permitam aceder ao mercado de trabalho, através de uma preparação adequada para um exercício profissional.
Só no ano passado, a Escola Oficina diagnosticou cerca de 2500 pessoas para formação e/ou emprego, encaminhou mais de 340 para ofertas formativas e mais de 130 para ofertas de emprego, tendo sido integradas 25 pessoas no mercado de trabalho e realizadas 40 ações de capacitação (workshops, formações modulares, entre outras). E acompanhou mais de 1500 agregados familiares.
Para além da vertente formativa, a Escola Oficina congrega a componente oficina, no âmbito da qual produziu e comercializou 2180 artigos, a partir de desperdícios doados por empresas de Vila Nova de Gaia. Saliente-se que, desde a sua fundação em 2015, já comercializou mais de 12 mil artigos confecionados precisamente a partir de lixo.
Este modelo inclusivo que tem servido de inspiração a outras entidades de pendor social e/ou empresarial, de âmbito nacional e internacional, expandiu as suas áreas de atuação ao apoio à deficiência, tendo acolhido vários grupos para o desenvolvimento de atividades manuais.
A multidisciplinaridade que fundamenta a essência da Escola Oficina explica, também, o alargamento do projeto à área da cartonagem, tendo já concebido centenas de produtos diversificados para ofertas.
O modelo atraiu, só no ano passado, a visita de várias entidades nacionais e internacionais, designadamente representantes do governo de Omã, do Médio Oriente, alunos de Erasmus da Islândia, ou o Portugal Inovação Social, autarquias, IPSS, entre outros.
A Escola Oficina é um projeto muito acarinhado pela atual administração da Gaiurb, que pretende continuar a apostar neste modelo inclusivo e inovador.