Gaiurb e Município de Gaia pioneiros na introdução desta metodologia na Gestão Urbanística
A Gaiurb EM está a desenvolver, em colaboração com o Kaizen Institute, um processo de melhoria contínua, consolidado na metodologia Kaizen e baseado no compromisso e no envolvimento de todos os colaboradores na redução dos tempos de resposta, no aumento da produtividade e na satisfação do munícipe. Mudar para melhor e fazê-lo de uma forma contínua e sustentada é o grande objetivo.
Os resultados positivos alcançados nos serviços de Urbanismo, desde a adopção desta metodologia que iniciou em março do ano passado com a duração de um ano, determinaram a intenção do seu alargamento às restantes áreas de actuação da empresa municipal.A Gaiurb EM e o Município de Vila Nova de Gaia foram pioneiros na introdução desta metodologia na Gestão Urbanística e, à semelhança sucesso do Nopaper - instrução de processos em suporte digital, foram várias as autarquias que se fizeram representar numa sessão formativa dinamizada pelo Kaizen Institute, através de uma experiência de Benchmark, sobre as boas práticas de gestão e de desenvolvimento de pessoas nas áreas administrativa e de serviços.
Uma visita às instalações da empresa, concretamente às unidades relacionadas com o Urbanismo, sucedeu àquela sessão onde foram apresentadas todas as conquistas já alcançadas durante as duas fases de desenvolvimento da metodologia, designadamente de diagnóstico e de implementação.
O vice-presidente, Patrocínio Azevedo, presidiu à sessão e congratulou-se com este processo evolutivo que permite, sobretudo, «sentir que estamos a construir e a trabalhar a cidade».
Os administradores da Gaiurb, António Castro, André Correia e Dina Henriques, e a diretora municipal do Urbanismo e Ambiente, Luísa Aparício, assim como os responsáveis pelas diferentes unidades do Urbanismo, estiveram presentes na sessão e acompanharam a visita.