Gaiurb é parceira do projeto «Work In Progress» que promove percursos de sucesso
Jovens em pré-autonomia ou em autonomia de vida já têm resposta na fase transitória entre a institucionalização em casas de acolhimento e a saída para a vida social e o mercado de trabalho, através de medidas de empowerment e de maior participação cívica.
Os constrangimentos resultantes da vulnerabilidade social e as dificuldades em lidar com sentimentos de solidão ou de abandono, assim como os desafios adicionais de acesso ao emprego e à habitação estão perto de ter solução graças ao projeto «Work in Progress» de que a Gaiurb é parceira, através da Escola Oficina.
«Work In Progress» foi apresentado, esta quarta-feira, a todos os parceiros, pela coordenadora da Escola Oficina, Diana Mota, durante uma sessão que decorreu na Associação Nacional de Jovens Empresários, no Porto, e contou com representantes de todos os parceiros.
Trata-se de uma iniciativa pioneira no país, com a duração de 2 anos com termino em 2021, que visa promover percursos sociais e profissionais de sucesso neste grupo de jovens. O projeto é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Active Citizens Fund/EEA Grants, e pretende capacitar duas Organizações Não-Governamentais que trabalham com jovens em autonomia de vida para a adoção de processos participativos e gestão democrática; promover a integração no mercado de trabalho de jovens em autonomia de vida e jovens NEET; e capacitar a entidade promotora para a melhoria organizacional.
No âmbito deste projeto, serão realizadas várias atividades, designadamente seis sessões de formação (duas horas cada) sobre processos participativos e gestão democrática, reuniões de quatro em quatro meses para monitorização, desenvolvimento de um Manuel (ebook) de gestão de vida e projeto profissional e de carreira, sessões de aproximação ao mercado de trabalho, sessões individuais de coaching com jovens em autonomia de viuda e jovens NEET, criação de um canal youtube direcionado a jovens e tutoriais sobre percursos de sucesso e gestão de carreira e, ainda, desenvolvimento de uma APP que visa apoiar jovens no processo de autonomia.
O projeto é coordenado pela APDES – Agência Piaget para o Desenvolvimento - e conta com o envolvimento de quatro parceiros: a Gaiurb E.M, que através do projeto Escola Oficina irá disponibilizar o espaço, equipamentos para dinamização das atividades junto dos jovens e realizar a articulação com os jovens; a Universidade de Oslo Metropolitan (Noruega), que tem um papel de consultor na conceção e implementação do projeto, validando as atividades propostas, graças à sua vasta experiência de investigação científica no âmbito de crianças e jovens em acolhimento; a Escola das Virtudes – Cooperativa de Ensino Polivalente e Artístico, C.R.L, um parceiro estratégico para o encaminhamento para formação, uma vez que disponibiliza cursos artísticos profissionalizantes nas áreas do audiovisual, produção media e do design que conferem dupla certificação; e os Young Experts, grupo informal de jovens em autonomia de vida que colabora com a APDES.